PEDÁGIOS EM SÃO PAULO

Que é isso, minha Minas Gerais?

Minas
Brasil
Política
Economia








novojornal .: Política .: Notícia
Publicado em 14/01/2010 às 10:51:53

De tanto agachar, Poder Legislativo mineiro acabou deitando
Ocupados com a intensa vida social e análise do mercado de votos que flutua mais que a Bolsa de Valores, esquecem para quê foram eleitos

# Confira também

Collor é um dos líderes em gastos com verba indenizatória

Partido pode desistir de apoio à candidatura de senadora

CPI aprova convocação de ex-secretário de Arruda

Entidades firmam apoio a Plano Nacional de Direitos Humanos

MP denuncia fraude no Bolsa Família em Altamira (PA)

# Interação


Imprimir

Enviar por e-mail

Delicious

Digg

Google bookmarks

Reddit

Windows live

Yahoo my web
O Poder, que seria capaz de promover as transformações tão esperadas pela população devido suas atribuições constitucionais, encontra-se atrofiado. Nas últimas legislaturas, a Assembleia Legislativa tornou-se uma casa de eventos onde 90% de seu espaço e da utilização de seu Plenário são para realização de cerimônias, homenagens e eventos comemorativos.
A tribuna da Casa está muda. Os deputados preferem o salão vermelho com sua cantina farta. Em grupos, apenas fazem “negócios” e contam piadas. Dedicam-se a articular “ganhos” na tramitação de matérias provenientes de outros poderes.
O luxuoso restaurante de comida internacional vive cheio. A garagem do legislativo mais parece um estacionamento de um cassino de Monte Carlo. Os mais luxuosos carros das mais famosas marcas ocupam o espaço, outrora ocupado por ambulância e carros de serviço utilizados pelos parlamentares para o exercício de seus mandatos.
As comissões temáticas da Casa funcionam praticamente através dos funcionários que, no intuito de “cumprir formalidade”, preparam pareceres. Votação? Não existe. Segue o “combinado”, as assessorias procuram os deputados apenas para assinatura de atas e outras peças legislativas.
O espaço mais disputado na Casa é a Diretoria Geral, onde os parlamentares comparecem até duas vezes por dia à procura de “verbas” e outros “benefícios”.
Para alguns, em tom de piada: É preferível a Assembleia parada, dá menos prejuízo.
A outrora valorizada “Carteira de Deputado” foi substituída pelo “Passaporte”. Raro é o deputado que não tenha viajado pelo menos uma vez por ano para o exterior.
No início, tinham diferença fisionômica, hoje os deputados parecem irmãos gêmeos. Devem todos ter usado o mesmo cirurgião plástico. As funcionárias da Casa devem estar morrendo de inveja da jovialidade dos parlamentares. Como o ditado popular: Sua pele parece “bumbum de neném”.
Em vez de frequentarem os noticiários políticos, ocupam o espaço das colunas sociais e policiais. Neste período eleitoral, a grande discussão é: Qual é a cotação diária de um voto? Acreditem, existe tabela. O voto mais valorizado é o do Triângulo Mineiro e o mais barato é o do Norte de Minas.
Ai do deputado que praticar preços acima do “mercado”, inflacionando a tabela. Ele é fortemente repreendido. De onde vem o dinheiro para pagar essa conta? É arrecadado de diversos fornecedores de material e serviços das empresas do Estado pelos diretores indicados estrategicamente pelos parlamentares. Todo um mercado milionário existe em torno dessa prática.
Existe o olheiro, aquele que sai percorrendo os municípios em busca de informações a respeito de bases que estão insatisfeitas ou abandonadas. Em seguida, entra em cena o avaliador que tem todas as informações relativas à “produtividade” das bases eleitorais. Após, é chegada a vez do negociador, que comparece à base para negociar desde o número de eleitores até o preço e forma de pagamento.
Assim como em todo negócio tem o intermediário e o corretor, que comparecem na Assembleia em busca de comprador de uma base. Normalmente são representantes de vereadores e prefeitos.
Dessa forma, caminha o processo eleitoral mineiro.

O que penso. Apenas eu penso!

http://oquepensabueninho.blogspot.com

Um comentário:

  1. Olá, caro PEdro Bueno! Bom dia!

    Gostaria de que, se possível, divulgasse o abaixo-assinado que a editoria do Terra Brasilis redigiu.

    Abs

    DiAfonso

    Link para o abaixo-assinado:http://profdiafonso.blogspot.com/2010/01/abaixo-assinado-afastamento-do-consul.html

    Peço desculpas por usar esta caixa de comentário para tratar do abaixo-assinado.

    ResponderExcluir

Seu comentário será um ensinamento para mim.

Meu Skype:
pedro.bueno6