A Cesar o que é de Serra; e a Putin o que é...
No Brasil, há gente disposta a travar o caminho de nosso Vladimir Putin
A Catia Seabra fez o trabalho dela. A repórter da "Folha" viu a entrevista de Cesar Maia no IG. Cesar Maia (ex-prefeito carioca, liderança importante do DEM, que é aliado dos tucanos) chamou José Serra de "caudilho". A Catia ligou pro Cesar Maia, que confirmou tudo, e ainda acrescentou:
"O Serra diz que quer ser candidato, que será candidato, que pode ser candidato, e o partido parece não ter nada a ver com isso. É um populismo descarado. Lembra os piores caudilhos. Um caudilho do passado apontava o dedo para o candidato. Agora o próprio candidato aponta o dedo para si".
Ora, isso é um fato relevante. Deveria, no mínimo, ser manchete. O que a "Folha" fez na edição impressa? Botou a notícia sem destaque, na página A-9. No alto da página, havia uma matéria sobre petistas (ligados a "Mensalão", segundo a "Folha"), e que tentam voltar à direção do partido.
O que tem mais relevância? Pensem bem. Imaginem se o líder do PSB, por exemplo, dissesse que a Dilma era autoritária, caudilha? Isso não virava manchete?
O episódio mostra duas coisas:
- a "Folha" segue fiel ao Serra;
- a "Folha" e a Globo talvez sejam os últimos bastiões de Serra.
Cesar Maia não falou o que disse num "rompante". É um movimento calculado. Há um mês, foi o filho dele que mandou recado. O DEM prefere Aécio. Menos o Kassab, que atrelou seu futuro a Serra. Mas o DEM, fora de São Paulo, prefere Aécio.
Serra pode insistir na candidatura. Terá contra ele boa parte do DEM. E terá a má-vontade de Aécio, que vai fingir que apóia Serra, mas vai encostar o corpo - entregando Minas a Dilma.
De outro lado, imaginem se Serra desistir. Aécio terá os votos (e o empenho) dos tucanos de São Paulo? Dificil. Por isso, o mineiro precisa de uma decisão logo.
Ele tentará se cacifar como o pós-Lula. Tentará vender, para a elite brasileira, a idéia de que pode ser um presidente "pacificador". Pra isso, precisa de tempo. E não pode virar candidato como "regra três" - depois de Serra desistir.
Serra, dizem até muitos tucanos, é pior do que os caudilhos. Serra é um Putin. Serra pede a cabeça de jornalista que faz pergunta de que ele não gosta.
Qualquer jornalista com 3 meses de experiência em São Paulo sabe que Serra pede cabeças.
Atualmente, a cabeça que ele quer é a cabeça de Aécio. A cabeça de Cesar Maia também corre risco.
O problema não é o Rodoanel que despenca. O problema são os apoios que não aparecem. Mais que isso: o DEM perdeu o medo de dizer que não quer Serra.
Daqui a pouco aparece um filho fora do casamento do Cesar Maia. Ou um jornalista pra dizer que Cesar bateu na mulher. Mas isso é problema deles: eles que são demo-tucanos que se entendam.
O que interessa anotar é que Putin (apesar do esforço da "Folha" pra esconder o fato) está em dificuldades. E nessas horas ele fica mais perigoso... Aí somos todos nós que corremos risco.
Aqui, a matéria da Catia Seabra sobre o ataque de Cesar Maia a Serra - http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u653498.shtml.
Copiado do blog:
O que penso. Apenas eu penso!
http://oquepensabueninho.blogspot.com
Meu caro, provavelmente a Folha não tenha dado importância, porque já conhece o César e sabe que importância a notícia não tem. A declaração do César Maia é birra ou jogo de marketing para ocupar espaço na mídia. Esse é o jogo dele. Tem mais jeito de birra. Nada tem de estratégico ou de político. Ele exigir pressa do Serra é uma decisão incoerente, porque no Rio ele não tem pressa para decidir. Se diz candidato ao Senado, mas pode ser candidato ao governo (tomara que seja). César anda meio perdido faz tempo e por conta disso, entregou a prefeitura do Rio ao Paes e ao Cabral e ainda dificultou a vida de política da Solange Amaral, um belo quadro. Em 2001, César fez o mesmo com relação ao Serra e ao PSDB. Sacou da cartola a Roseana Sarney. Depois, enfiou a viola no saco e apoiou o Serra e o PSDB e do mesmo modo como no ano passado, sacrificou a Solange Amaral. Não perca tempo a ouvir as lamentações do César Maia.
ResponderExcluir