PEDÁGIOS EM SÃO PAULO

Conseguir produtividade com menos funcionários no atendimento é válido?
Uma determinada loja a ânsia de conseguir produtividade gerou alguns problemas que ao que me parece se tornará crônico salvo muito esforço e gastos bastante significativos através da mídia e algumas outras ações internamente como as que foram feitas no inicio de seu funcionamento. A redução de pessoal é sempre a escolha mais rápida de se encontrar solução para o problema. Sim, rápida, mas até quando e a que nível poderá ser feita sem ferir o que mais custa a qualquer organização: a permanência do consumidor e a conquista de novos. Para se mexer numa frente de caixas é outra solução rápida, mas talvez seja a menos conveniente e a mais perigosa. Porque não ver antes nas áreas internas que em alguns casos até a aquisição de algum equipamento poderá dar a solução desejada. Pensem bem: Antes dos setores de atendimento busquem outros meios. Levado por quantidade certa loja fez uma redução drástica em torno de 25% de seu quadro isso há dois anos passados. Tinha como objetivo alcançar R$ 21.000. por funcionário e isso logo não foi difícil de conseguir, teve um beneficio de 5% e hoje tem um decréscimo de 18% sobre sua venda bruta.
Teve um ganho no custo de pessoal? Sim. A perda de vendas foi compensatória e também a perda de rentabilidade do valor de vendas perdidas também foi compensada?
Outro fator terá que ser analisado. Não se perde muito com os clientes de pequenas compras, mas sim das compras mais robustas de finais de semana ou mensais onde até a venda de itens com valor agregado e de boa rentabilidade são esses clientes que mais adquirem. Qual a razão de pensar assim? È que clientes de compras mais volumosas tem pouco tempo e normalmente vão de carro e encontrando sempre as malditas e intermináveis filas e muita burocracias na frente de caixas vão para onde melhor for o atendimento.
As Empresas tem que tomar muito cuidado com determinadas lojas e onde estão localizadas. Há que se ter não somente algum melhor preço, mas bons serviços. Atendimento é um serviço da maior relevância dentro de um bom supermercado. Desburocratização. Percebam quanto tempo se perde um cliente a espera de soluções burocráticas e a chamada prestação de serviço da contas de serviços públicos que são recebidas e mais outras intermináveis burocracias existentes. E veja que em determinadas organizações se tem até SUPERVISOR que visitam as lojas e coordenam esse setor em diversas lojas e por região. Será que esses supervisores só transmitem as ordens dos burocratas da sede ou levam para esses tecnocratas o que é melhor para agilizar um atendimento.
O cliente perde muito tempo dentro da loja até mesmo conversando com algum conhecido, mas seu tempo se esgota quando chega ao caixa e aí... filas intermináveis, maioria dos checl-outs fechados, lentidão da operadora, que atende sentada, coisa impossível de agilisar o trabalho.
Aliás, existem quem ache que santada a funcionária não cansa tanto quanto de pé. Então veja se quando ela pega para registrar um pacote de 5 kg de arroz o esforço que ela faz. Se de pé esse esforço é menor, podem acreditar.
O que penso. Apenas eu penso! http://oquepensabueninho.blogspot.com

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