PEDÁGIOS EM SÃO PAULO

CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS SOCIAIS.

/ blogs e colunas / cristiana lôbo RSS cristiana lôbo Agora, o social de Lula
Postado por Cristiana Lôbo em 08 de outubro de 2009 às 20:40
Convidado pelo presidente Lula para analisar o resultado da última PNAD - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio - em reunião com ministros da área social, o economista Ricardo Paes de Barros disse que os programas sociais do Brasil estão contribuindo para a melhoria dos indicadores sociais do Brasil em ritmo acelerado, mais do que o de outros países e também de modo a atingir dentro do prazo as chamadas metas do milênio. - A velocidade da melhoria dos indicadores sociais no Brasil está elevada, mas esta é uma maratona - disse um ministro que participou da reunião, traduzindo a exposição de Paes de Barros. Para ministros que participaram da reunião, o mais importante foi a avaliação de que o conjunto dos programas sociais é consistente - o bolsa-família, o reajuste do salário mínimo, os programas de assistência a idosos, programas para juventude. Ele repetiu que os gastos sociais no Brasil favorecem mais os idosos do que os jovens e as crianças. Durante o governo Fernando Henrique, Paes de Barros deu declaração que causou polêmica quando afirmou que um programa social no Brasil seria jogar dinheiro de helicóptero em áreas carentes - como forma de distribuir renda. Na reunião com Lula, Paes de Barros disse que um dos desafios do país é reduzir o analfabetismo nas regiões Norte e Nordeste. Mas foi comemorado o índice de crianças na escola e o baixo índice de analfabetismo na idade escolar. O presidente Lula, segundo um ministro, manifestou preocupação em oferecer creche para filhos de mães jovens, especialmente no Norte e Nordeste. Ele disse que em suas viagens a estas regiões pode constatar que muitas mães jovens , entre 15 e 17 anos, acabam abandonando a escola quando têm de cuidar dos filhos. Na última parte da reunião, o ministro Luis Dulci apresentou levantamento pedido pelo presidente Lula das leis sociais no Brasil - as mais antigas e as novas - que o presidente quer que sejam transformadas na Consolidação das Leis Sociais, tal como fez Getúlio Vargas com as leis trabalhistas, conhecidas como CLT - Consolidação das Leis Trabalhaistas. Ele disse que além da Consolidação das Leis Sociais quer enviar ao Congresso proposta de deixar em lei também os conselhos de representação da sociedade nas diversas áreas de governo. - É bom que a sociedade participe da definição das políticas públicas - disse o presidente Lula, segundo o ministro Luis Dulci. O governo do PT criou Conselhos nas diversas áreas que são integrados por representantes da sociedade. - Se vai definir a política para os jovens, é importante ouvir os jovens - disse Dulci, lembrando que no congresso da juventude compareceram 400 mil jovens.
Obs: Minha opinião:
Sim, de fato durante o governo FHC não se tinha era muito interesse de fazer algo para o social ou vão dizer o contrário? Basta observar que até pouco tempo atrás o pessoal do PSDB e DEM chamava o Bolsa Família de bolsa esmola, ou já se esqueceram disso?
Agora que tudo ficou constatado que dando aos pobres há um grande retorno à economia, já desejam até a paternidade do Bolsa Família.
Os estados do norte/nordeste tiveram maior crescimeto que outras regiões do país, em termos percentuais..
Sim, Lula assim como tem o direito, deve transformar todo o investimento de seu governo no Social, como Getúlio fez com o advento do salário mínimo e todas as Leis Trabalhistas. Lula enviando ao Congresso para votação, veremos quem de fato é o parlamentar que se pronuncie contrário. Que Lula não perda muito tempo. Envie logo.
Pedro Bueno
O que penso. Apenas eu penso! http://oquepensabueninho.blogspot.com

Um comentário:

  1. Sempre heverá alguem para contra-por as boas ações deste governo,sabemos muito bem disso. Sempre atacam este governo de corrupto.
    Ele ou seus aliados do PMDB, que a oposição está hávida para ter como aliada em 2010. Pura hipocrisia.

    ResponderExcluir

Seu comentário será um ensinamento para mim.

Meu Skype:
pedro.bueno6