PEDÁGIOS EM SÃO PAULO

Para César discurso em convenção...

sarmaia@gmail.com ao seu catálogo de endereços. Ex-Blog do Cesar Maia Cesar Maia linha PARA QUE SERVEM OS DISCURSOS NAS CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS? 1. Os candidatos a presidente realizam um grande esforço de mobilização, realizam gastos de organização e cenário para a Convenção que consagrará seus nomes. Como existem processos formais exigidos pela legislação eleitoral, essas Convenções não podem abrir-se ao público, inclusive por razões de segurança e para evitar provocações. Participam -mais ou menos- cerca de 3 mil correligionários, ou seja, os que já apoiam o candidato. Além da imprensa, é claro. E mesmo o esforço de transmitir imagem via internet tem alcance reduzido, assim como a TV a Cabo. 2. O candidato gasta horas e horas com sua equipe para desenhar o discurso. Dias de correção e ajuste. O dia da Convenção é totalmente dedicado a ela. E nela, seu discurso, agregando os improvisos, dura uma hora ou menos. Os que estão na Convenção, vibrando, balançando as bandeiras e palavras de ordem, pouca atenção prestam ao discurso. Apenas alguns que saboreiam as palavras para depois poder comentá-las. E, claro, a imprensa. Os sites ou os jornais publicam o discurso, mas poucos o leem. 3. Desta forma, se discursa -na prática- para ninguém. Talvez o discurso de Convenção, ajude o candidato a organizar seus pensamentos, e orientar sua equipe de comunicação sobre o que prioriza. O discurso só tem valor político-eleitoral em função do que a imprensa divulga. O discurso passa a ser os destaques da imprensa, as manchetes e os boxes em negritos. E, claro, a TV. 4. Quando a assessoria do candidato procura influenciar a imprensa sobre os pontos a destacar na TV ou no dia seguinte nos jornais, pode sensibilizar o repórter que reage para não se sentir manipulado e destaca coisa diferente. Isso ocorre muito. O melhor é não dizer nada e deixar que a sorte, ajude na seleção que a imprensa fará. 5. Por exemplo, este Ex-Blog destacou no discurso de Serra no sábado os pontos que transformou em nota abaixo: a denúncia da máquina que será mobilizada com dinheiro público para a campanha de sua adversária. E os pontos de crítica à situação econômica. Mas o Jornal Nacional, onde a cobertura ganha máxima audiência, em quase cinco minutos de cobertura, destacou as imagens da convenção, um trecho do discurso do presidente do PSDB, do ex-governador de Minas, e listou pontos do programa de educação e saúde. 6. Fez um currículo do candidato e apresentou um trecho do discurso onde Serra mostra que tem origem no voto numa alusão a sua adversária, e criticou a política externa do atual governo em relação a países que desrespeitam os direitos humanos e encerrou com um chamado a vitória. Seria esse o foco que pretendia a assessoria e o candidato? Valeram o tempo, o esforço e o gasto? 7. Mas os discursos nas Convenções fazem parte da liturgia das campanhas eleitorais. E as questões do objetivo do discurso, do alcance, da multiplicação e do impacto, na prática, correm por conta da imprensa e da coincidência que pode haver entre o que se quer e o que se divulga. Talvez os líderes partidários presentes, possam levar dali algumas idéias, programáticas e de criticas. Mas para a massa de eleitores, pouca coisa passou, e mesmo que venha a coincidência na cobertura da imprensa, a memória se esvairá em dois dias. O que penso. Apenas eu penso! http://oquepensabueninho.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será um ensinamento para mim.

Meu Skype:
pedro.bueno6